A madeira plástica In Brasil é totalmente sustentável, evita o desmatamento e incentiva a reciclagem.
A In Brasil nasceu em 1994 produzindo utensílios domésticos de polipropileno reciclado.
Em 2004 a empresa percebeu o grande volume de plásticos que estavam sendo destinados à aterros industriais e que não podiam ser reciclados. Estes materiais iam para aterros por não haver viabilidade economicamente para sua seleção e transformação.
A In Brasil passou a investir tempo e dinheiro para o desenvolvimento de processos que tornassem possíveis a reciclagem destes materiais – anteriormente inservíveis. Em 2014 foi construída a fábrica exclusiva para fabricação do madeira plástica. Hoje com estrutura e tecnologia para rodar as 2 fábricas, In Brasil e Plastibrasil, contando com mais de 360 funcionários, e sempre em busca de inovação e sustentabilidade, atingindo a necessidade dos clientes e do meio ambiente.
Missão
Transformar rejeitos plásticos industriais em produtos sustentáveis através das tecnologias desenvolvidas, buscando a excelência para atendimento aos requisitos aplicáveis e expectativas de clientes, sociedade, fornecedores e acionistas.
Visão
“Ser referência em reciclagem de resíduos plásticos, exemplo de empresa e produto sustentável, onde tudo pode ser transformado e melhorado.
Multiplicar nosso negócio, levando nossa tecnologia para outras cidades e países, beneficiando a sociedade, meio ambiente, clientes e a todos que da empresa participam.” à sociedade, aos clientes e a todos que da empresa participam.”
Valores
Foco no cliente – Assegurar que todas as necessidades dos clientes sejam atendidas de forma que gerem satisfação e resultados positivos.;
Atitude de Dono – Liderar pelo exemplo, ser persistente, disciplinado e perfeccionista; conhecendo com profundidade o que faz, colocando a ‘’mão na massa’’ e buscando sempre o melhor no que se faz;
Humildade – Buscar soluções em equipe, ser atencioso com o próximo e tratando da mesma maneira, independentemente da função. Estar aberto para ouvir, pedindo ajuda quando necessário. Sempre assumir e reconhecer suas falhas;
Franqueza – Ser claro, sincero, transparente e verdadeiro na comunicação, manifestando suas opiniões de forma direta e objetiva, dando ‘’feedbacks’’ sempre de forma respeitosa e agregadora;
Disponibilidade – Estar pronto e disponível para as mudanças, para novos desafios e oportunidades, compartilhando o que sabe, sendo receptivo com as pessoas e ideias;
Simplicidade – Fazer mais com menos, trabalhando de forma simples e prática, focando no que é importante, conhecendo cada detalhe de sua atividade, respeitando sempre as normas da empresa;
Disciplina – Ser focado, organizado, disciplinado, honrando horários e compromissos. Conhecer com profundidade suas atividades, planejando e priorizando o que é mais importante, entregando os resultados sem justificativas e desculpas;
Determinação – Ter atitude e iniciativa, ter vontade e senso de priorização, realizando a atividade da melhor maneira possível baseando-se em evidências. Acreditando que tudo é possível de ser realizado e atingido.
Nosso Diferencial
A Madeira Plástica In Brasil é produzida com Rejeitos* industriais. São aqueles plásticos que ninguém tem tecnologia para reciclar. A tecnologia foi desenvolvida aqui mesmo, em nossa empresa, por nossa gente. Nosso produto não é WPC. “WPC – wood plastic composite” esse, por sua vez produzido com a adição de pó de madeira ao plástico. Esta solução foi criada para enricar o plástico, que naturalmente tem a característica de mudar de forma sob pressão e calor.
Um dos produtos amplamente produzidos com o WPC no Brasil são decks.
Existem dois fatores quem invalidam o WPC:
O primeiro é ambiental – para produzir o WPC, é adicionado pó de madeira sobre plásticos nobres, que poderiam ser utilizados em outros processos de reciclagem. Depois de adicionado este pó, ele passa a ser um contaminante não permitindo que o plástico volte ao seu estado original. Por exemplo, podemos pegar polipropileno e fabricar um pote de iogurte, usá-lo, coletarmos e reciclá-lo, podemos transformar numa embalagem de água sanitária, e ir refazendo esse processo de coleta e reciclagem inúmeras vezes.
Ao pegarmos esse polipropileno e adicionarmos pó de madeira, produzimos o WPC, e acaba aí o seu ciclo de vida, sem poder ser reciclado para outro produto.
O segundo é na aplicação – o WPC deixa exposto grãos de pó de madeira, que absorvem água. Quando molhados, incham, produzindo erupções na superfície.
Este segundo problema, é algo que prejudica em muito a imagem da Madeira Plástica da In Brasil, que é impermeável e pode ser aplicada sob quaisquer condições de umidade.
Nosso produto é revestido por uma camada de material, que pode ser aditivado com corantes, agentes anti UV e agentes anti chama. Toda a água utilizada no processo é coletada da chuva e o circuito é fechado, sem haver qualquer tipo de contaminação ao meio ambiente.
*Política Nacional de Resíduos Sólidos
Lei 12.305 de 02/10/2010
Artigo 3o. – XV – Define como Rejeito: resíduos sólidos que, depois de esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação por meio de processos tecnológicos disponíveis e economicamente viáveis, não apresentem outra possibilidade que não a disposição ambientalmente adequada.